Base curricular do ensino fundamental em discussão nesta terça (6)

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O assunto gerou polêmica em 2017 e a base curricular para o ensino médio ainda não foi enviada ao Conselho Nacional de Educação

O Dia D de Discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação infantil e do ensino fundamental acontecerá nesta terça-feira (6). Professores e representantes de secretarias municipais e estaduais de educação participam de reuniões e discussões em diversos lugares do país.

A base curricular foi homologada em 20 de dezembro do ano passado. O documento apresenta os conhecimentos e habilidades considerados essenciais no processo de aprendizado dos estudantes ao longo da educação básica. Ele servirá como referência para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares estaduais e municipais. As informações são da Agência Brasil.

A BNCC foi cercada de polêmicas durante todo o ano passado. O documento em vigor trata apenas das diretrizes para os currículos da educação infantil e do ensino fundamental. Para o ensino médio, a base curricular ainda deverá ser enviada pelo Ministério da Educação ao Conselho Nacional de Educação até final de março.

O Dia D de Discussão é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Entre as atividades previstas estão apresentações informativas e dinâmicas, visando ao engajamento dos profissionais da educação no processo de concretização do currículo comum.

Novo portal

O novo portal da Base Nacional Comum Curricular já está no ar. A página foi criada para ser referência de apoio à construção de forma colaborativa dos currículos da educação infantil e do ensino fundamental.

Gestores, técnicos, professores e demais interessados poderão ter acesso direto a materiais de consulta e ferramentas digitais em um mesmo espaço. Também estarão disponíveis vídeos, textos e recursos que vão ajudar na elaboração dos currículos locais.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!