Presidente do Bandes presta contas nesta segunda

Foto: Ales / Tati Beling

Bandes: diretor-presidente, Aroldo Natal Silva Filho, apresenta prestação de contas do primeiro semestre de 2017 da instituição para Comissão de Finanças da Ales, na tarde desta segunda-feira (4).

O diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Aroldo Natal Filho, apresenta prestação de contas do primeiro semestre de 2017 da instituição. O economista será recebido pela Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

A audiência pública, com início às 13 horas, desta segunda-feira (4), no Plenário Dirceu Cardoso, será transmitida ao vivo pela TV Ales e pelo canal da casa no YouTube, segundo a Assessoria de Comunicação da Ales.

O economista Aroldo Natal tomou posse como diretor-presidente do Bandes em julho de 2016 em substituição a Luiz Paulo Vellozo Lucas, chefiou o banco por 14 meses. Aroldo foi diretor do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex) e conselheiro da Federação do Comércio do Estado.

Em setembro do ano passado, durante apresentação do balanço do primeiro semestre de 2016, apontou um prejuízo de R$ 3,1 milhões no período. Segundo ele, consequência da somatória crise econômica, mais instabilidade política no País, mais crise hídrica e peso da folha salarial.

Na prestação de contas referente ao segundo semestre de 2016, em março deste ano, destacou que o Bandes fechou o ano com um lucro de R$ 2,5 milhões. Entre os fatores que contribuíram ao resultado positivo esteve o Programa de Desligamento Voluntário (PDV) do Bandes. Também auxiliaram: renegociação de contratos com produtores rurais e o fato do BNDES ter voltado atrás sobre a decisão de suspender o repasse de crédito ao banco.

Bandes

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo tem como missão social financiar investimentos produtivos e estruturar soluções que viabilizem empreendimentos estratégicos para o desenvolvimento do Estado. Entre os clientes do Bandes estão micro e pequenos negócios e pequenas e médias empresas, tanto no campo quanto na cidade, com destaque para a agricultura familiar. Outra atuação do banco refere-se às áreas de economia criativa, economia verde, exportações e inovação.

Prestação de contas

A obrigatoriedade da prestação de contas de representante do Bandes na Comissão de Finanças da Ales consta no parágrafo 3º do artigo 48 da Lei Estadual 10.566/2016, que versa sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2017. De acordo com a legislação, ela deve ocorrer até o final dos meses de fevereiro e agosto.

Finanças

A Comissão de Finanças tem como atribuição se manifestar sobre as contas do governador do Estado e do Tribunal de Contas; de votar, discutir e modificar o Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Também compete ao colegiado opinar, quanto ao aspecto financeiro, sobre todas as proposições que concorram diretamente para aumentar ou diminuir a despesa, assim como a receita, bem como os planos e projetos de desenvolvimento.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome