Banco de Alimentos de Cachoeiro é referência estadual

Foto: Prefeitura de Cachoeiro

Único na região sul capixaba, o equipamento público de segurança alimentar e nutricional tem recebido visitas de representantes de outros municípios.

O Banco de Alimentos da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim é uma referência estadual e tem recebido visitas de outros municípios.

Estas pessoas estão interessadas em conhecer o trabalho desenvolvido para atendimento a famílias socialmente vulneráveis e a instituições sociais.

Recentemente, foram servidores da prefeitura de Viana que estiveram na unidade, localizada no bairro Aeroporto.

Na ocasião, conheceram as instalações e a logística de captação, tratamento e distribuição dos produtos alimentícios.

ABASTECIMENTO

Para o abastecimento do Banco, a prefeitura de Cachoeiro atua em várias frentes. Capta doações de gêneros alimentícios considerados inadequados para a comercialização, mas adequados ao consumo.

A prefeitura também adquire os itens por meio de programas como o Compra Direta de Alimentos (CDA), do governo do estado, e de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal.

Em todos os casos, os alimentos são recebidos, avaliados, selecionados, embalados e armazenados (refrigerados ou no estoque seco).

As cestas são montadas com a supervisão da nutricionista, de acordo com os itens disponíveis, e distribuídos gratuitamente às famílias e a 16 entidades socioassistenciais, que fornecem alimentação aos seus usuários.

Desde a implantação do Banco de Alimentos, em 2015, por meio de convênio com o governo federal, já foram arrecadados e distribuídos 458.489,64 quilos de gêneros alimentícios, sendo que em 2017 toda a distribuição, até o momento, foi feita a partir das doações recebidas.

Todas as ações são do equipamento acompanhadas pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

PARCERIAS

Para ampliar o número de famílias beneficiadas, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, responsável pelo banco, busca produtores ou empresários que possam estabelecer novas parcerias para doação e captação de alimentos.

Os interessados em doar devem fazer contato com a Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional pelo telefone 28 3155-5301, ou diretamente com o Banco de Alimentos, pelo telefone 28 3521-9114.

BENEFICIADOS
Apae
Recanto da Criança
Aprisco Rei Davi
Lar de Idosos João XXIII
Lar de Idosos Nina Arueira
Lar de Idosos Adelson Rabelo
Projeto Villagindo para Ser Feliz
Centro de Convivência Vida Ativa
Albergue Madre Tereza de Calcutá (Cáritas Diocesana)
Grupo de Apoio a Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (Gaasv)
Hospital Evangélico
Hospital Infantil Francisco de Assis
Santa Casa de Misericórdia
Associação Irmãs Ursulinas
Legião da Boa Vontade
Escola Família Agrícola

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome