Atletas cegos disputarão campeonatos de Goalball e Futebol em São Paulo

Foto: Divulgação

O grupo é comandando pelo treinador Marcelo Azevedo, e está em fase preparatória para representar Vila Velha nas competições

Cerca de dez atletas cegos União de Cegos Dom Pedro II (Unicep) de Vila Velha disputarão dois campeonatos, sendo um de Goalball e outro de Futebol de 5, entre os meses de junho e julho deste ano, em São Paulo.

Para isso, o grupo passou por uma avaliação médica Centro Municipal de Atenção Secundárias (Cemas) da Secretaria de Saúde do município, a fim de garantir a saúde física durante a disputa.

O Goalball é uma modalidade esportiva criada exclusivamente para pessoas cegas ou com baixa visão. Teve início na Alemanha, em 1946, como forma de ressocialização de ex-combatentes que haviam perdido a visão, ou parte dela, durante a II Guerra Mundial.

O esporte é disputado por dois times com três jogadores e três atletas reservas. Podem competir na mesma equipe atletas das classes B1(cego), B2 e B3 (portadores de visão subnormal). Além disso, os atletas devem utilizar venda oftalmológica durante as partidas, de modo que um atleta com visão parcial não obtenha qualquer vantagem.

Unicep

A Unicep, fundada em 1979, é uma instituição sem fins lucrativos, que visa a prestar atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos, que possuem algum tipo de deficiência visual. Os atendidos recebem aulas de alfabetização em braile, atividade da vida diária, orientação e mobilidade, estimulação, reabilitação, reforço escolar, clínica de massoterapia, além de práticas esportivas, como Futebol de 5 e Goalball.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!