Atividade econômica no ES cresce acima da média nacional no 1º trimestre

Atividade econômica do ES

No acumulado dos 12 meses, o IBCR para o Estado apresentou a 7ª alta seguida após 21 meses de queda

A atividade econômica medida pelo Banco Central no Espírito Santo (IBCR-ES) registrou crescimento acumulado de 1,1% no primeiro trimestre. O resultado capixaba foi superior à média nacional, que teve alta de 0,86% no mesmo período. As informações foram divulgadas pelo Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies) nesta quarta-feira (16).

No indicador de variação acumulada em 12 meses, o Estado apresentou acréscimo de 1,92%, também acima do Brasil (1,05%). Segundo análise do Ideies, é a sétima alta consecutiva no acumulado em 12 meses. A primeira alta foi em setembro de 2017, quando o IBCR-ES interrompeu 21 meses de retração.

O IBCR reúne dados da indústria, do comércio, de serviços e da agropecuária. Na análise setorial, o comércio varejista ampliado foi o principal responsável pelo bom desempenho, com 20% de acréscimo no trimestre. A indústria, com recuo de 6,0%, ficou abaixo do setor de serviços (-0,5%).

A queda de 6% na produção física da indústria capixaba no primeiro trimestre mostra que apenas o setor de alimentos registrou alta (4,4%).

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!