26 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Associativismo ganha mais força em 2017

O ditado popular “a união faz a força” resume com perfeição o papel do associativismo na sociedade civil. Por meio de associações, sindicatos ou organizações de qualquer natureza, o esforço coletivo é capaz de implementar soluções nos momentos de crise e fortalecer diversos setores durante a recuperação econômica.

De acordo com o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES) e responsável pelas ações do Programa de Desenvolvimento Associativo da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Paulo Lacerda, o associativismo é um grande aliado dos empresários no intercâmbio de experiências e aprendizado. Ele avalia 2017 como um ano positivo para o movimento.

“O Espírito Santo está entendendo mais o associativismo como um benefício e, neste momento de recuperação, é um espaço de troca e fortalecimento”, diz ele, acrescentando que foram realizadas no Estado 26 ações, com 288 participantes – um número 25% maior do que a meta proposta pela entidade para o ano.
Outro exemplo bem-sucedido dessa união é a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), que obteve conquistas importantes em 2017. Entre elas, a sanção, pelo governador Paulo Hartgung, do projeto de lei que permite que 67 cidades possam utilizar recursos do Fundo para Redução das Desigualdades Regionais para pagamento de despesas correntes.

- Continua após a publicidade -

Outro bom exemplo é o da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps). O superintendente da entidade, Hélio Hoffman Schneider, conta que o segredo é a difusão do bem comum como premissa: “Os ganhos podem ser percebidos nas várias conquistas que a Acaps acumula ao longo de seus 45 anos e que se refletem no próprio desenvolvimento do setor supermercadista”, disse.

Capacitação e desenvolvimento

Para fortalecer as associações capixabas, a Escola de Associativismo – em parceria com o IEL-ES – promove atividades e conteúdos voltados para a capacitação de grupos organizados. Através do site da entidade, é possível acessar cursos que tratam de inovação, sustentabilidade financeira e transparência – tão necessária hoje.
Este ano a Escola de Associativismo realizou a terceira edição do evento “Associativismo na Saúde”, em conjunto com a Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo (Fehofes), com o principal objetivo de aproximar os empresários das áreas sociais. “O IEL-ES apoia com estrutura, mas a Escola não é só para a indústria. Ela transita por diversos setores e participa de outras atividades econômicas”, esclarece Paulo Lacerda.

“A participação das empresas em sindicatos é muito importante para a solução de problemas comuns”
Paulo Lacerda, presidente do IEL-ES

União para o bem de todos

Além de importante no setor empresarial, o associativismo também é fundamental na luta por causas sociais. A Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes) surgiu há mais de 16 anos, a partir do esforço de pais de autistas que queriam garantir mais visibilidade para a questão. “Nós realizamos diversos eventos, palestras, temos 200 autistas atendidos semanalmente e 400 na lista de espera. E tudo isso é fruto dessa união”, conta Carlo Cavaco, consultor da entidade.

Uma das atividades de destaque da associação é o Gol Azul, evento que traz atletas famosos para jogarem futebol e conscientizarem o capixaba a respeito do autismo. A edição de 2017 aconteceu no Estádio Engenheiro Araripe e contou com jogadores como Zico, Romário e Sávio.


Leia também

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA