As “musas guerreiras do carnaval”

Mês do carnaval, e alguns ainda acham que o Brasil só engrena após a folia. Mas vou usar o tema para falar de um assunto que gerou vários comentários nas redes sociais: as
“musas guerreiras” que foram estrelas da festa país afora. Do figurino de Ivete Sangalo na Bahia à simplicidade de Maria Betânia, que deu o título à Estação Primeira de Mangueira, no Rio, fato é que as mulheres reinaram, mais uma vez. Muito mais pela exposição, diga-se de passagem.

Mas e no dia a dia? Quem são as musas guerreiras da “vida real”? As mães, certamente, ocupam o topo desse pódio. Trabalhando fora de casa ou não, elas têm que administrar cada dia como se estivessem mesmo num campo de batalha. Acordam cedo, arrumam o café, despertam os filhos, conferem os materiais, providenciam o transporte – muitas vezes, são elas que levam para a escola ou conduzem até o veículo escolar –, voltam pra casa, arrumam-se para ir ao escritório, ou já entram na rotina de afazeres domésticos e almoço. Se fora, almoçam correndo na rua para otimizar o tempo; aproveitam, quando dá, para fazer as unhas ou uma escova no cabelo. Se em casa, almoçam com os filhos, conferem as tarefas escolares, organizam as atividades extras, fazem mais alguma tarefa doméstica, preparam o lanche da tarde ou o jantar.

Se no escritório, após os afazeres do dia, olham o relógio, na ânsia de rever a família em casa. Todos alimentados, um pouco de conversa e entretenimento no lar. Se casadas, ainda é hora de se cuidar e namorar um pouquinho o marido. Mas, é claro, guerreira que é guerreira não se abate fácil. Elas, certamente, veem prazer nisso tudo. Pode perguntar e vai ouvir: “ser mãe é a minha melhor tarefa”. Cada uma à sua maneira, sem regras ou fórmulas prontas, é um guerreira que vence todos os dias. E, sem hipocrisia, também pode estar comandando um exército em cima de um trio elétrico ou de um carro alegórico. Afinal, é carnaval para essas musas também!

Conteúdo Publicitário
Compartilhe

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome