23.8 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Artistas residentes da Galeria Homero Massena abrem exposição coletiva ‘Embira’

Artistas residentes da Galeria Homero Massena abrem exposição coletiva 'Embira'O edital de incentivo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) de número 014 de 2009, que concede a bolsa de ocupação chamada “Ateliê de Pintura da Galeria Homero Massena”, mostra novos resultados com a abertura da exposição coletiva “Embira”. A abertura da mostra será nesta quinta-feira (01), às 18 horas, no anexo da Galeria, na Cidade Alta, em Vitória. A entrada é franca.

Ao grupo contemplado formado pelos artistas plásticos Alex Vieira, Raphael Araújo Genuíno e Vinícius Guimarães, foi concedido mensalmente uma bolsa de ocupação no valor mensal de R$ 2.500. O professor orientador também recebeu R$ 1 mil por mês.

- Continua após a publicidade -

Durante nove meses eles desenvolveram no ateliê, a prática da pintura acompanhada por debates e reflexões sobre seus respectivos processos de criação. Os três jovens foram orientados por Júlio Tigre, um artista veterano, que tem na bagagem a efervescência da geração 80, que frequentou a Escola de Artes Visuais Parque Lage, no Rio de Janeiro, e fez Doutorado em Granada, na Espanha.

Individualidades

Da experiência de se produzir num ateliê coletivo, surgiu o grupo “Estudos Modestos sobre a Beleza Inconsciente da Razão Aleatória”, mais conhecido como Coletivo Embira. O orientador reforçou as individualidades encontradas em cada pesquisa, como ingredientes de uma mistura enriquecedora. “O que há num sentido alterador em relação à produção do ateliê é um grau maior de imprevisibilidade no inusitado de uma mistura sem fórmulas, heterogênia, não equilibrada”, disse Julio Tigre.
E completou: “Talvez este ateliê tenha potencializado também o sentido da química entre os participantes – juntou num mesmo espaço quatro cabeças e um punhado de pólvora”.

Alex e Raphael conduziram suas realizações iniciais para a apropriação de imagens prontas e o emprego de técnicas de reprodução de imagens. Nos trabalhos de Alex, comparece uma intenção mais narrativa nas colagens. Seus trabalhos dialogam com o impresso, a produção de uma publicação. Tem como atividade paralela a editoração e publicação da revista Prego.

Raphael busca sobrepor as imagens de maneira massiva, compondo extratos de informação. Importa-lhe nos últimos trabalhos uma presença cada vez mais explícita dos materiais e dos procedimentos.
Vinicius se destaca com uma proposta, tratando com rigor a busca pelo essencial. Seus desenhos reafirmam o plano e a importância da composição. Ultimamente a troca do papel por outros suportes vem acrescentando novas superfícies como informação.

[important color=blue title=Serviço]

Embira – exposição coletiva no ateliê da Galeria Homero Massena
Endereço: Rua Pedro Pálacios, 99 – Cidade Alta – Vitória
Abertura: 01 de julho, às 18 horas
Visitação: até 30 de Julho de segunda a sexta das 10 às 17 horas.
Conversa com artistas: 29 de julho às 18 horas.
Contato: 3132-8395/ 9299-8180[/important]

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA