Brasil é líder em disponibilizar artigos científicos gratuitamente

artigos científicos
Foto: Mike Figueiredo

O país está à frente de várias nações como Holanda, Reino Unido, Suécia e Estados Unidos. Quando se trata do volume de produção, estamos em 13º lugar.

O Brasil está em 13º lugar entre na produção de artigos científicos entre os países do mundo. Porém, quando se trata de disponibilizar esses conteúdos de forma livre e gratuita, estamos na liderança. Temos a maior porcentagem com possibilidade de acesso aberto pela internet.

As informações são da Science-Metrix, empresa norte-americana dedicada a avaliar atividades ligadas a ciência e tecnologia. Segundo o relatório publicado em janeiro deste ano, 75% dos artigos publicados entre 2011 e 2014 estavam disponíveis a partir de 2016.

No ranking da Science-Metrix, após o Brasil, a listagem dos países com mais publicações do tipo com acesso aberto segue com Holanda, Suíça e Reino Unido. Os Estados Unidos, maior produtor de artigos do mundo, está na sétima colocação.

Segundo a agência Fapesp, com base no relatório, o fenômeno se deve em grande parte ao SciELO (Scientific Electronic Library Online). O repositório online reúne 283 periódicos brasileiros e por volta de mil de outros países.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!