Um círculo virtuoso

A Super Feira Acaps Panshow – Convenção e feira de negócios de supermercados e padarias do Espírito Santo – será realizado de 18 a 20 de setembro. Entenda a participação do setor na economia capixaba.

Os supermercados, espalhados em cada rincão do Espírito Santo, são os locais onde os capixabas se abastecem. Amplos, confortáveis, bem localizados e oferecendo o melhor em produtos e serviços, os supermercados compõem, no Estado, um forte setor econômico, dando contribuição efetiva para o desenvolvimento estadual.

Nada é mais evidente nessa contribuição do que a abertura de novas lojas, na Grande Vitória e no interior do Estado. Apesar das dificuldades que o Brasil enfrenta na economia, no caso do Espírito Santo os supermercados comprovam o seu dinamismo, refletido na abertura de novas lojas, sejam elas das maiores redes ou de pequenas empresas. E essa iniciativa está ocorrendo, simultaneamente, em Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Aracruz, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim e em outras cidades e municípios.

Há, neste caso, um outro fator positivo que o setor traz ao Espírito Santo: a geração de novos empregos. Cada loja aberta significa, às vezes, centenas de empregos diretos – e a criação de outras centenas, indiretos. Além da movimentação econômica que gera, não só no município em que se instala, mas no Estado, alavancando novas produções, apresentando ao público novos produtos e, com isso, incrementando a economia do Estado.

Ao lado desse movimento econômico, coloca-se a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), que representa o setor e que, acompanhando seus associados, investe em treinamento, preparando e especializando mão de obra, permitindo que o cliente seja melhor atendido e os executivos recebam informações sobre o setor, novas técnicas, novas tecnologias e tenham a oportunidade de aplicá-las em benefícios de quem vai à loja se abastecer. E também faz o relacionamento com os poderes públicos e instituições, além de alinhar-se em interesses específicos com as Federações empresariais – da Indústria, do Comércio, da Agricultura, etc. – e defender junto delas os interesses dos supermercados.
O que ocorre no setor é um ciclo virtuoso: novos investimentos, novos empregos, mais desenvolvimento, crescimento econômico, fatores que, no final, retornam a um novo ciclo de investimentos. Ganha o capixaba e ganha o Espírito Santo.


João Falqueto, presidente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps)

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!