26 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Arena Vos: Cidadania e tecnologia transformando a sociedade

A internet pode ser um agente provocador de mudanças e tomadas de decisão do dia a dia

A tecnologia a favor da sociedade foi o eixo principal do segundo encontro da Arena Vos, projeto criado pela Vale. Partindo desse pressuposto, como as pessoas que atuam como agentes de mudança por meio de iniciativas nas áreas de sustentabilidade, educação, cidadania, entre outras, podem fazer a diferença?

Na palestra realizada na última quarta-feira (04), no Museu da Vale, em Vila Velha, a jornalista e diretora do Olabi Makerspace, Gabriela Augustini, trouxe o tema “Cidadania 2.0: A sociedade como protagonista da transformação”, para um debate mais profundo e interativo, apontando então seu ponto de vista coerente.

- Continua após a publicidade -
Arena Vos: Cidadania e tecnologia transformando a sociedade
Foto: Aline Pagotto / Next Editorial

O conceito de revolução 4.0 e como a internet pode ajudar nas tomadas de decisão do dia a dia são importantes questionamentos apontados por Gabriela. “Hoje, com a internet, é possível criar coisas que atingem uma camada tão grande da população, que conseguimos viabilizar ações que até décadas atrás eram impossíveis”, disse.

Hoje, já temos em nossas mãos a realidade da internet das coisas, a impressão 3D, a robótica, a realidade aumentada, o big data, a nanotecnologia, a biologia sintética. Com essas abordagens, o que pode, de fato, acontecer em um futuro não tão distante? Como usar isso tudo pra transformar nossa realidade?

Arena Vos: Cidadania e tecnologia transformando a sociedade
Foto: Aline Pagotto / Next Editorial

É importante lembrar que vivemos em um país em que há uma desigualdade sem tamanho, mas que vem acompanhada da tecnologia. Entretanto, a humanidade usa essa tecnologia de forma errada. Então, é a partir das boas intenções que Gabriela sugere que possamos usá-la a nosso favor, a fim de criar o mundo que queremos ver e nos orgulhamos dele futuramente.

Assim, a tecnologia e a inovação contribuem para que comunidades se organizem e realizem projetos. Mas para isso é necessário ter voz ativa, e perceber que também é possível se conectar a outras pessoas para fazer a diferença e transformar sua realidade.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA