28.3 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Aprovado PL que aumenta poder de fiscalização de deputados

Aprovado PL que aumenta poder de fiscalização de deputadosO Plenário da Assembleia Legislativa Capixaba (Ales) aprovou na sessão ordinária desta terça-feira (8) o Projeto de Resolução n° 19/2011, de autoria do deputado Gilsinho Lopes (PR), que altera o Regimento Interno para assegurar a todos parlamentares meios de fiscalização das concessões e benefícios fiscais deferidos pelo Poder Executivo sem prévia aprovação da Assembleia.

Pela matéria, o artigo 42 do Regimento passa a vir acrescido do parágrafo único que diz que a Comissão de Finanças remeterá a todos os deputados, no prazo de 10 dias do recebimento, cópia dos atos emanados do Poder Executivo que receber para fiscalização, que disponham sobre obrigações tributárias acessórias, concessão e revogação de isenções, incentivos e benefícios fiscais, ressalvados os que tenham sido previamente aprovados pela Assembleia Legislativa.

- Continua após a publicidade -

“Toda vez que o Estado concede uma renúncia fiscal, está deixando de receber impostos que poderiam melhorar a segurança, a saúde e a educação. Logo, da mesma forma como combatemos com rigor a sonegação fiscal, devemos fiscalizar os incentivos, para verificar se a renúncia de receitas se justifica sob o aspecto da defesa dos interesses da economia e competitividade de nossos empresários. Na prática, o que acontece hoje é que o Poder Executivo aprova unilateralmente renúncias fiscais e somente a Comissão de Finanças toma ciência. A intenção é preservar a competência da Comissão, mas compartilhar a responsabilidade de fiscalização com todos os deputados”, avalia Gilsinho.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA