Que tal evitar aquele banho de chuva inesperado?

chuva
Foto: Divulgação

Prevenção pode ser feita por meio do aplicativo SOS Chuva, disponível nos sistemas Android e iOS

Além de aumentar as temperaturas, o verão também é conhecido por trazer aquelas chuvas inesperadas na região Sudeste. Uma situação bastante incômoda, principalmente para quem for pego desprevenido. Mas com o avanço da tecnologia, já é possível prever a possibilidade de chuva na localização exata onde a pessoa está, graças ao aplicativo SOS Chuva.

chuva
Foto: Divulgação

Uma previsão imediata que, diferente da previsão do tempo convencional, consegue informar a incidência de chuva, tempestade ou granizo com precisão de 1 quilômetro e antecedência de 30 minutos a 6 horas. A ferramenta, disponível ao público desde outubro, pode ser baixada gratuitamente em smartphones Android e iOS.

A inovação foi desenvolvida por cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, os dois últimos da Universidade de São Paulo (USP).

“A previsão de tempo que ouvimos no jornal é uma previsão que está, de certa forma, bem estabelecida. Sua teoria foi desenvolvida nos anos 1950. Já a previsão imediata é um desafio novo, com funções, equipamentos e modelagens matemáticas completamente diferentes. Até porque é diferente dizer que amanhã vai chover ou falar que daqui a duas horas vai chover no ponto exato onde você está”, revelou o coordenador do projeto, Luiz Augusto Toledo Machado, que também é pesquisador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe).

LEIA TAMBÉM: