Quer economizar nas compras? Conheça o aplicativo Menor Preço!

Foto: Divulgação

O consumidor capixaba vai ter acesso aos preços dos produtos em diversos pontos do comércio espalhados pelo Espírito Santo por meio do smartphone

Já pensou em poder comparar os preços entre vários estabelecimentos comerciais? Isso agora é uma realidade no Espírito Santo. O Governo do Estado lançou, nesta terça-feira (20), o aplicativo Menor Preço. Após a pesquisa, o serviço ainda orienta como chegar ao local escolhido.

O Menor Preço é uma prestação de serviços à sociedade, estimula a concorrência no varejo e combate a sonegação fiscal. A expectativa da Secretaria da Fazenda é fazer parte definitivamente da vida do consumidor na hora das compras.

Como funciona

O aplicativo está disponível gratuitamente para smartphones nas plataformas iOS e Android. O Menor Preço compara o valor de um mesmo produto em diversos estabelecimentos.

Os preços são atualizados em tempo real, com base nos registros das Notas Fiscais do Consumidor Eletrônica (NFC-e). Atualmente, no Estado, 40 mil estabelecimentos já aderiram à NFC-e e emitem uma média mensal de sete milhões de notas fiscais.

Entre os produtos disponíveis para consulta, estão os alimentícios, medicamentos, combustíveis, higiene e beleza, vestuário, brinquedos e outros.

Para fazer o comparativo, o consumidor faz a leitura do código de barras do produto ou digita o nome do que procura no campo de busca. O aplicativo também fornece o mapa de localização, o endereço e o trajeto até o estabelecimento escolhido pelo cliente.

O Menor Preço também permite a criação de listas de produtos. Assim, o consumidor pode verificar onde cada item de sua compra está mais barato. Com a lista salva, é possível procurar todos ao mesmo tempo.

Lançamento
aplicativo Menor Preço
Foto: Fred Loureiro/Secom-ES

A solenidade de lançamento aconteceu no Palácio Anchieta e contou com a presença de representantes do setor varejista. Também participou o presidente da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Jacson Carvalho Leite, representando o Governo do Paraná, responsável pelo desenvolvimento do Menor Preço, em 2016.

“Esse aplicativo é mais uma demonstração do que as novas tecnologias possibilitam para a sociedade e o setor público. É uma medida para auxiliar os consumidores capixabas. Também por meio desta ferramenta poderemos combater a concorrência desleal feita com sonegação fiscal. É uma ferramenta que irá ajudar o cidadão e os comerciantes”, ponderou o governador Paulo Hartung.

O sucesso do aplicativo chamou a atenção do Governo do Espírito Santo que, em outubro de 2017, assinou um protocolo de intenções com o Governo do Paraná para trazer a ferramenta para o Estado. Com isso, o Espírito Santo passa a ser o primeiro a replicar a tecnologia paranaense.

Leia mais
Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!