Aplicativo do SUS ultrapassa um milhão de downloads

O "Meu DigiSUS" está disponível para versão IOS e Android

Completando três anos de existência, o aplicativo oferece facilidades tanto para pacientes quanto para gestores

O “Meu DigiSUS”, plataforma móvel e digital disponibilizada pelo Ministério da Saúde, foi criada para dar mais comodidade e autonomia aos usuários e dar agilidade aos serviços do Sistema Único de Saúde. Por meio dele, a população pode acompanhar, via celular, suas consultas e exames ambulatoriais, nas Unidades Básicas de Saúde informatizadas; dispensação de medicamentos; visualização do histórico de suas solicitações; posição na fila do Sistema Nacional de Transplantes; entre outras funcionalidades relacionadas à saúde pública.

Até o momento, já foram realizados 1,2 milhão de downloads do “Meu DigiSUS”, entre smartphones com sistemas IOS e Android. Um dos principais benefícios do aplicativo é o melhor atendimento aos pacientes do SUS no qual eles podem se tornar fiscais, avaliando o atendimento realizado e denunciando fraudes, além de possibilitar aos gestores municipais, estaduais e da União um planejamento adequado do setor, permitindo o aprimoramento constante desses serviços. A unificação dos serviços em uma única ferramenta também permitirá a correta aplicação dos recursos públicos.

Pela plataforma móvel oficial do SUS, o cidadão consegue encontrar hospitais, unidades de saúde e outros estabelecimentos próximos de sua residência; identificar farmácias participantes do “Aqui tem Farmácia Popular” e acompanhar os medicamentos que o cidadão retirou. Também é possível acessar uma linha do tempo de cada atendimento realizado pelo SUS, ver dados do Cartão Nacional de Saúde, com informações sobre nutrição e alergias.

A plataforma é interligada às 19.788 UBSs que já estão informatizadas em 3.780 municípios, totalizando 106.179.196 pessoas cobertas. Ao todo, 11 sistemas estão integrados no aplicativo, entre eles o Cadastro Nacional de Usuário do SUS (CADSUS), Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), Farmácia Popular e os Sistemas Nacional de Transplantes (SNT), de Regulação (SISREG), de Atenção Básica (e-SUS AB) e o Hemovida.

*Da redação com informações do Ministério da Saúde

Conteúdo Publicitário
Compartilhe

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!