Temer afasta quatro vice-presidentes da Caixa, entre eles, um capixaba

Temer afasta vices da Caixa
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Caixa possui, no total, 12 vice-presidentes. Os quatro afastados estariam ligados a prática de gestão fraudulenta, tráfico de influência e lavagem de dinheiro.

O presidente Michel Temer afastou quatro vice-presidentes da Caixa Econômica Federal (CEF) por um período de 15 dias, entre eles o capixaba Antônio Carlos Ferreira. Segundo informação do governo federal, eles vão apresentar a defesa das acusações de que são alvo.

A Caixa possui, no total, 12 vice-presidentes. Quatro deles são investigados em operações da Polícia Federal. Porém, o Ministério Público Federal (MPF) havia recomendado, em 9 de janeiro, ao Palácio do Planalto a exoneração de todos eles. As informações são da Agência Brasil.

Mas foi preciso um segundo comunicado para o presidente agir. Na última quinta-feira (11), os responsáveis pela Operação Greenfield alertaram que Temer poderia ser responsabilizado por “eventuais novos ilícitos” cometidos pelos gestores do banco. A recomendação deveria ser atendida até o dia 26 de fevereiro.

Operação Greenfield

O Ministério Público Federal investiga a existência de um esquema de cooptação de testemunhas para que não contribuíssem com a apuração de supostas irregularidades envolvendo fundos de pensão. Além das investigações em andamento, os procuradores citam a relação de alguns desses executivos com o ex-deputado Eduardo Cunha e o ex-ministro Geddel Vieira Lima.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!