Vitória tem o acervo público municipal mais antigo do país

Foto: Carlos Antolini / PMV

O município reserva fotos antigas e muitos documentos históricos importantes 

Com 467 anos de existência, Vitória se tornou o município que abriga o acervo público municipal mais antigo do Brasil. Nele, contém fotos antigas e outros documentos históricos importantes desde a época colonial.

Grande parte desses registros está no Arquivo Público da Prefeitura, criado em 1910 e regulamentado em 1941.

O local reserva uma diversidade de fotografias da cidade, projetos arquitetônicos de obras importantes, mapas, jornais, revistas e documentação de todas as gestões municipais, desde o primeiro prefeito, Ceciliano Abel de Almeida, em 1909, até a atualidade.

“Estamos falando de um legado, da história que definiu e define a identidade de Vitória. É um privilégio e uma grande responsabilidade fazer parte desta equipe”, disse Jorge Luiz, gerente da Gerência de Apoio Logístico e Transporte.

Documentos

Entre os documentos mais importantes está a carta imperial, escrita à mão, que eleva Vitória do status de “Vila” para “Cidade”, em 2 de novembro de 1823. Já o documento mais antigo é um termo de entrega de cofres a tesoureiros, que data de 1789. Também há manuscritos que registram a venda de escravos no ano de 1793.

Fotos antigas de Vitória podem ser encontradas no arquivo municipal. – Foto: Carlos Antolini / PMV

Além disso, existem mais de 10 mil fotos no local. São fotografias que mostram a Ponte Seca quando ainda tinha água, a construção das Cinco Pontes (Florentino Avidos), da Segunda e da Terceira Pontes.

Também é possível encontrar os registros de quando o Palácio Municipal era construído ou mesmo do início do Parque Moscoso, que era chamado de Campinho.

Além disso, mapas e projetos arquitetônicos podem ser encontrados lá. Os documentos são guardados cuidadosamente no arquivo, que também guarda ainda jornais desde o ano 1800 até a década de 70.

Ao todo, são 15 mil caixas de documentos arquivados, sendo 13 mil processos administrativos da Prefeitura, como folhas de pagamento, compra de material e exonerações. Um total de 1,5 mil caixas é de documentos históricos e informações sobre os prefeitos.

Preservação e visitas

O Arquivo Municipal é administrado pela Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), através da Gerência de Apoio Logístico e Transporte.

O Arquivo Público Municipal é aberto à visitação. Diariamente, alunos de escolas e faculdades, pesquisadores e outros profissionais vão ao local em busca de informações.

Arquivo Público Municipal
Endereço: Rua Amélia da Cunha Ornelas, Edifício Helenus, nº 294, Bento Ferreira – Vitória
Horário de funcionamento: das 12 horas às 18 horas, de segunda a sexta-feira
Telefones: (27) 3225-7353
Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!