Prazo para saque do abono do PIS/Pasep encerra nesta sexta (29)

Foto: Reprodução

O pagamento do abono começou em 27 de julho de 2017 e o valor depende do tempo trabalhado formalmente em 2016

O pagamento das cotas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) podem ser pagos até esta sexta-feira (29). Qualquer pessoa titular de conta do PIS/Pasep pode sacar os recursos que tiver.

Segundo o Ministério do Trabalho, no balanço mais recente, pelo menos 2,2 milhões de trabalhadores que têm direito ainda não retiraram o benefício. Além disso, a expectativa é de que com os resgastes sejam injetados R$ 39,5 bilhões na economia.

De acordo com a Agência Brasil, os empregados da iniciativa privada, vinculados ao Programa de Integração Social (PIS), sacam o dinheiro nas agências da Caixa Econômica Federal. Os funcionários públicos vinculados ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), o saque é realizado no Banco do Brasil.

Além disso, quem trabalhou o ano todo recebe o valor cheio, que equivale a um salário mínimo (RS 954). Quem trabalhou apenas 30 dias terá o valor mínimo, que é R$ 80.

PIS/PASEP

O abono salarial do PIS/Pasep é um benefício pago anualmente a trabalhadores que se enquadram nos critérios da lei. Para ter direito a receber o dinheiro é necessário ter trabalhado formalmente por pelo menos um mês durante o ano-base (nesse caso, 2016), com remuneração média de até dois salários mínimos.

Para saber se tem algo a receber, o trabalhador do setor privado pode consultar diretamente na internet ou procurar uma agência da Caixa Econômica Federal. Há ainda a opção de consulta telefônica, pelo número 0800 726 0207.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!