Sarampo tem 822 casos confirmados no Brasil

Foto: AnaDiana/iStock

O governo está intensificando a vacinação entre crianças, público mais suscetível à doença.

Em uma semana, 145 novos casos de sarampo foram confirmados no Brasil. Segundo o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, o número de infecções passou de 677 para 822 no país. Dados contabilizados até 17 de julho.

Segundo o governo, os estados do Amazonas e de Roraima são os mais afetados. Ambos têm ainda 3.831 casos em investigação. Os outros cinco estados tem “casos isolados”, segundo o governo.

O ministério informou que os surtos no Norte do país estão relacionados à importação de casos de outros países. “Isso ficou comprovado pelo genótipo do vírus (D8) que foi identificado, que é o mesmo que circula na Venezuela”.

A dose contra o sarampo é ofertada gratuitamente através da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e da tetra viral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). Ambas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. Elas estão disponíveis ao longo de todo o ano nos postos de saúdes.

Neste momento, o ministério está intensificando a vacinação entre crianças, público mais suscetível à doença. A indicação é que elas recebam uma dose da tríplice viral aos 12 meses e uma da tetra viral aos 15 meses. Crianças entre 5 e 9 anos que não foram vacinadas anteriormente devem receber duas doses da tríplice viral, com intervalo de 30 dias entre elas.

Campanha

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo será de 6 a 31 de agosto, com o chamado Dia D de Mobilização Nacional agendado para 18 de agosto. Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem ser levadas aos postos de saúde – mesmo que já tenham sido imunizadas anteriormente.

*Com informações da Agência Brasil 


Leia mais

Brasil tem 677 casos de Sarampo confirmados pelo Ministério da Saúde
Surto de sarampo no Norte: Manaus decreta estado de emergência

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!