23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

28% dos empreendedores capixabas se tornaram empresários

Um levantamento do Sebrae mostrou que,  na opinião dos empresários, os principais benefícios de se tornar dono do próprio negócio estão associados à renda

No ranking nacional, 31% dos entrevistados disseram que manter a renda foi o fator principal na decisão de empreender. Outros 26% escolheram o desafio como forma de ter independência financeira. Conciliar trabalho e família e se realizar profissionalmente ficaram na terceira e quarta posição, com 22% e 15% respectivamente. No Espírito Santo, 28,6% dos entrevistados revelaram que optaram por abrir uma empresa como forma de manter a renda.

De acordo com a Agência Sebrae Conciliar trabalho e família e se realizar como empreendedor ficaram na terceira e quarta posição, com 22% e 15% respectivamente.

- Continua após a publicidade -

No Espírito Santo, 28,6% dos entrevistados revelaram que optaram por abrir uma empresa como forma de manter a renda, que foi o caso da empresária Gisele Simões, proprietária da Delícias das Simões. Há dois anos ela perdeu o emprego e abriu uma empresa de doces como forma de ganhar dinheiro. “Após perder o emprego em 2015, mesmo em meio à recessão eu decidi abrir minha própria empresa. Quando comecei, o objetivo era ocupar o tempo vago. Investi os valores da minha rescisão e atualmente meu faturamento é superior ao de quando eu era funcionaria, por exemplo”, conta.

Gisele, que se formalizou como Microempreendedora Individual, conta que os benefícios de ser empresário vão muito além de só ganhar dinheiro. “Na verdade é uma questão mais de você poder fazer o seu próprio horário, ter o seu próprio dinheiro, é você fazer tudo de você para você mesmo, esse é o principal benefício”, destaca.

Já o empreendedor Sylfarney Romano Alvarenga, sócio da Cleaver Meat Pub, contou com consultoria especializada do Sebrae ES e recentemente inaugurou o seu primeiro restaurante. “Quando eu fui demitido, decidi abrir o meu próprio negócio, fazer algo pra mim mesmo. Buscamos o Sebrae, contamos com as consultorias e fizemos um plano de negócios”, relata.

O empresário ressalta a autonomia de trabalho e o aumento da renda como pontos positivos de ser dono do próprio negócio. “Entre os benefícios, acho que um deles é a liberdade de poder fazer do jeito que a gente quer. É ganhar o justo pelo tanto que você trabalha, é receber em proporção a sua dedicação”, frisa.

Para o superintendente do Sebrae ES, José Eugênio Vieira, abrir o próprio negócio tem se tornado uma alternativa para vencer a crise econômica e a alta taxa de desemprego. “Diante da recessão, muitos brasileiros aproveitam o momento para realizar o sonho de ter uma empresa, de fazer o que ama, mas é importante lembrar que antes de abrir um negócio é imprescindível realizar todo o planejamento para que o investimento traga retorno positivo para o empreendedor”, destaca.

José Eugênio ressalta ainda a participação do Sebrae ES na capacitação dos empreendedores. “Nós oferecemos todo o apoio para quem busca conhecimento técnico sobre empreendedorismo e quer abrir o seu próprio negócio. São consultorias, palestras, cursos e seminários voltados para o desenvolvimento do empresário e da empresa. Com isso conseguimos auxiliá-lo para que cresça e prospere no mercado por longos anos”, finaliza.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA