24.4 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

‘Gildo Loyola: 40 anos de fotojornalismo’ será lançado nesta quinta

'Gildo Loyola: 40 anos de fotojornalismo' será lançado nesta quinta

O livro reúne 58 imagens de cenas do Espírito Santo, que o fotógrafo registrou em quatro décadas de carreira.

 

Belezas naturais, fatos históricos, registros de dor, de alegria… únicos. Em 40 anos de carreira, o fotógrafo Gildo Loyola já eternizou muitos momentos, e 58 deles agora compõem o livro ‘Gildo Loyola: 40 anos de fotojornalismo’ que será lançado nesta quinta-feira (15), às 19 horas, no Centro de Eventos da Rede Gazeta. 

- Continua após a publicidade -

O livro, com edição de Vitor Jubini e texto de Rita Bridi, traz três capítulos. No primeiro deles estão as cenas mais antigas, como os cinemas de rua e uma jangada na praia de Camburi; o segundo traz flagrantes, desastres e outros fatos da rotina do fotojornalismo. O terceiro reúne políticos, atletas, atores, personalidades dos cenários político, cultural e esportivo.

Gildo Loyola começou no jornalismo na década de 1970 e participou da criação do Departamento de Fotografia do jornal A Gazeta, em 1979. Quatro anos mais tarde, lançou o livro ‘Lugar de Toda Pobreza’, em parceria com a fotógrafa Helô  Sant’Ana e os escritores Amylton de Almeida e Henrique Gobbi. 

Após  o resultado do edital da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) de que o livro havia sido contemplado, o fotógrafo Vitor Jubini passou quatro meses mergulhado no Centro de Documentação (Cedoc) do jornal A Gazeta para definir quais imagens comporiam a obra. Como a maioria das fotos estava em negativo, foi preciso uma pesquisa “artesanal” no acervo. Jubini escolhia os envelopes com assuntos importantes, mas em cada um desses envelopes havia diversas fotos, por isso os colegas Ricardo Medeiros e Gabriel Lordêllo auxiliaram na escolha das imagens. 

Vale conferir!  

Serviço
Lançamento do livro “Gildo Loyola: 40 anos de fotojornalismo”
Data: Segunda-feira (15), às 19h
Local: Centro de Eventos da Rede Gazeta, Rua Chafic Murad, 902, Monte Belo – Vitória
Livros à venda por R$ 30,00

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA